29 nov, 2019

EFICÁCIA DAS ÁGUAS SULFÚREAS NO TRATAMENTO DA RINITE CRÓNICA APRESENTADA NO CONGRESSO DO TERMALISMO

rinite.jpg
Partilhar no Facebook

A rede Termas Centro esteve presente no Congresso Internacional de Termalismo 2019, que decorreu no Hotel Premium Chaves - Aquae Flaviae, nos dias 14 e 15 de novembro.

Luís Taborda-Barata, Professor Catedrático do Departamento de Ciências Médicas da Universidade da Beira Interior (UBI), foi um dos oradores do congresso, tendo apresentado o estudo “Rinite Crónica: Investigação in vitro e in vivo”.

Este estudo é resultado de ações de avaliação da eficácia clínica das águas termais desenvolvidas pela UBI, nomeadamente pelo Centro de Investigação em Ciências da Saúde. As investigações contam com o apoio da rede Termas Centro.

O tratamento de patologias das vias respiratórias através da inalação de aerossóis de água mineral natural sulfúrea é geralmente aceite como uma terapêutica segura com resultados ao nível da melhoria da resistência e do fluxo nasal, mas a ausência de evidências científicas que comprovassem a sua eficácia levou uma equipa da UBI a conduzir investigações que confirmaram agora a ação terapêutica.

As conclusões preliminares deste estudo demonstram, de forma científica, a eficácia do tratamento com água mineral natural sulfúrea em patologias das vias respiratórias. O estudo avaliou um modelo in vitro de rinite crónica alérgica para estudar os efeitos da nebulização de água mineral natural sulfúrea, tendo concluído que esta não só melhora a resistência do epitélio nasal, como também diminui os níveis de quimiocinas pró inflamatórias e não influencia a produção de citocinas pró inflamatórias e, consequentemente, a da citocina anti-inflamatória.

Confinanciamento Termas Centro
Termas Centro