25 jul, 2018
No concelho de Anadia, agarrada às faldas da Serra do Caramulo, a 250 metros de altitude, no meio de denso arvoredo, quase no extremo leste da Bairrada, surge a pequena aldeia de Vale da Mó, com o seu grande tesouro: as termas de água férrea.
O vale é uma tortuosa faixa de terreno, apertada entre montes opulentamente vestidos de pinheiros e medronheiros, com rara mescla de sobreiros, oliveiras, acácias e eucaliptos, coberto da mais variada vegetação rasteira, tornando Vale da Mó num lugar aprazível para tratamento de cura e repouso. Com um microclima muito seco, sem nevoeiros e temperado, permite desfrutar um panorama lindíssimo e variado.
A sua localização, longe do burburinho e da agitação citadina, convida ao repouso e é fundamental para a cura de estados de depressão nervosa e fadiga, tão comuns nos nossos dias.
Aproveite para conhecer e desfrutar de outras facetas do concelho de Anadia. Desvenda as riquezas gastronómicas e vinícolas, degustando o tradicional Leitão à Bairrada e percorrendo as caves e adegas da Rota da Bairrada. Visite a cidade de Anadia, e descubra o Museu do Vinho Bairrada e o Museu José Luciano de Castro, e observe a Bairrada a partir do Monte Crasto.
Em Sangalhos, surpreenda-se com o Centro de Alto Rendimento - Velódromo Nacional e com o Aliança Underground Museum, e, na Curia, viaje à “belle époque” no Parque das Termas e no Palace.
Características da água:
Mineralização Total: Fracamente Mineralizada
Quimismo: Bicarbonatada, Magnesiana ferruginosa
Temperatura da água: 16,7ºC
PH: 6,8
A água mineral das Termas de Vale da Mó nasce bacteriologicamente pura, sem cheiro, e de sabor ligeiramente férreo. Tem uma elevada estabilidade, sendo, do ponto de vista iónico, uma água bicarbonatada magnesiana ferruginosa.
“Moderadamente doce”, mas de reação ácida, é hipotermal e fracamente mineralizada. Trata-se de uma “representante única deste tipo no património hidrológico português”.
Nas Termas de Vale da Mó a única Técnica Termal utilizada é a Ingestão de água. Para quem pretende tratar doenças do aparelho digestivo, tais como gastro-hepáticas e anorexias, e do sangue, como anemias e carência de ferro, pode fazer a toma de água durante 14 ou 21 dias, de acordo com a prescrição médica.