29 nov, 2019

GOTA DA CURIA VAI HOMENAGEAR ESTÂNCIA TERMAL

curia.jpg
Partilhar no Facebook

O Município de Anadia vai erguer um “conjunto escultórico” denominado de “Gota da Curia”, da autoria do artista plástico Pedro Figueiredo, na rotunda do Largo Dr. Luís Navega, no centro da Curia, com o intuito de prestar um tributo a esta estância termal, num investimento camarário que ronda os 140 mil euros.

O “Arranjo Escultórico” é constituído por um polígono com base triangular com 4,5 m de altura, no cimo do qual se encontra representada uma figura feminina, em bronze, serenamente sentada com o seu braço esquerdo esticado segurando na mão uma gota que derrama água em “fio”.

Esta escultura procura representar a Deusa Íris, que é ao mesmo tempo Deusa do Céu, da Água e do Arco-íris. Esta Deusa grega une o Céu com a Terra, é a mensageira dos Deuses com os seres humanos. Era adorada tanto pelos Deuses como pelos mortais, pela sua natureza de bondade e amor daí o poder curativo da sua água.

O elemento escultórico pretende assim relevar a notoriedade da Curia, como estância termal de reconhecimento regional, nacional e internacional, bem como o princípio da sua história, a sua memória como património existente, nomeadamente a sua essência, a água termal.

Em termos simbólicos e espirituais, o autor procura com este monumento representar as águas curativas da Curia, oferecendo aos habitantes e transeuntes uma fruição estética da escultura com o enquadramento na paisagem e ao mesmo tempo a lembrança constante da água e do seu movimento na história da Curia.

De recordar que a Curia, ao longo dos séculos, foi sempre conhecida pela qualidade das suas águas e dos seus poderes curativos, sendo uma das principais povoações de referência do concelho da Anadia.

Fonte: Notícias de Coimbra

Confinanciamento Termas Centro
Termas Centro