O projeto Termas Centro, cujo promotor líder é a Associação das Termas de Portugal - Delegação Centro - é um projeto cofinanciado pelos programas operacionais Centro 2020, Portugal 2020 e pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE (Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos).

Termas Centro é um projeto que visa promover as Estâncias termais que integram a rede: Termas de Alcafache, Termas de Almeida – Fonte Santa, Termas de Águas – Penamacor, Caldas da Felgueira, Caldas da Rainha, Termas do Carvalhal, Termas da Curia, Termas do Cró, Termas da Ladeira de Envendos, Termas de Longroiva, Termas de Luso, Termas de Manteigas, Termas de Monfortinho, Termas de Monte Real, Termas de Sangemil, Termas de S. Pedro do Sul, Termas de Unhais da Serra, Termas de Vale da Mó.

A rede Termas Centro pretende reforçar a competitividade turística das estâncias termais da região centro, através de uma lógica de trabalho em rede e com produtos adaptados a diferentes targets e que abranjam as temáticas: saúde e bem-estar, natureza, gastronomia, cultura e património. É também objetivo deste projeto incentivar e dinamizar o desenvolvimento regional e a empregabilidade da região centro.

O projeto pretende dar a conhecer os benefícios das águas termais e combater a ideia estereotipada de que as termas são apenas direcionadas para idosos ou pessoas doentes. Pretende-se comunicar as termas como uma experiência holística e única, aliando os benefícios das águas nas vertentes de saúde e bem-estar à riqueza dos ambientes onde as termas se situam, com um vasto património cultural e gastronómico.

Com o crescimento do turismo na região centro de Portugal urge a necessidade de posicionar as termas como um dos ativos estratégicos diferenciadores do Centro. A região Centro agrega quase metade das estâncias termais de Portugal e estas encontram-se próximas de locais de elevado interesse histórico e património natural. Para além disso, frequentar estâncias termais vai ao encontro das tendências que revelam uma maior procura por destinos turísticos que possibilitem cuidar simultaneamente do corpo e da mente.

O primeiro PROVERE, de 2009 a 2015, envolveu 82 projetos, dos quais 35 públicos e 47 privados; permitiu a criação de 100 postos de trabalho e envolveu a criação da marca Termas Centro. A grande aposta neste primeiro PROVERE foi na requalificação e modernização das infraestruturas das Estâncias Termais, das zonas envolventes e na construção e modernização de unidades hoteleiras de apoio.

O segundo PROVERE, que teve início em finais de 2016, prevê um investimento no valor de 2.3 milhões de euros, em quatro áreas de intervenção: animação, estruturas de animação permanente, inovação e comunicação e marketing.Neste 2º PROVERE a aposta dirige-se primordialmente para investimentos imateriais: na promoção e projeção nacional e internacional das Estâncias termais da região centro e dos seus produtos diferenciadores de saúde e bem-estar.

Termas Centro é um consórcio externo denominado PROVERE “Valorização das Estâncias Termais da Região Centro”, composto pela Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro, entidades privadas de base local/regional, municípios, comunidades intermunicipais, grupos de ação local, universidades e associações sem fins lucrativos.

Constituído a 7 de abril de 2016, altura em que foi assinado o Protocolo Constitutivo do Consórcio, entre todos os Intervenientes, de forma a assinalar o compromisso de cooperação, a partilha de responsabilidades e a formalização do modelo de governação estabelecido.

A Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro, com sede em S. Pedro do Sul, nomeada líder do consórcio, pretende ser o espelho do território-alvo e dos seus consorciados e um representante legítimo de todas as estâncias Termais participantes neste Consórcio.

Assembleia

Assembleia geral de consorciados – órgão máximo da estrutura do Consórcio, de carácter consultivo e deliberativo, constituído pelos representantes máximos das entidades consorciadas.

Conselho Executivo

Conselho Executivo – órgão orientador e fiscalizador, constituída por cinco entidades - líder do consórcio (Associação das Termas de Portugal – Delegação Centro), uma entidade pública, duas entidades privadas e um estabelecimento de ensino superior.

Este Conselho tem como objetivo encontrar uma harmonia relevante para o bom funcionamento deste PROVERE e consequentemente na prossecução dos indicadores de resultado e de realização. Tem as seguintes responsabilidades:

» Estabelecer e supervisionar o plano de trabalhos da Estrutura Técnica de Gestão;

» Orientar e fiscalizar a atuação do Líder do Consórcio;

» Avaliar a execução física e financeira do Programa de Ação.

Conselho Estratégico

Conselho Estratégico – uma vez que estamos a tratar de uma estratégia que envolve uma grande extensão de território e onde existem inúmeros atores neste mesmo território, pretende-se constituir este órgão, composto pelas demais entidades locais e regionais e que tenham como objetivo a articulação da estratégia PROVERE 2ª fase com as restantes estratégias existentes no território e assim maximizar e potenciar a criação de sinergias que sejam uma mais-valia para todos. Deste modo, prevê-se a participação de CIM, GAL, Turismo do Centro, representantes de outros PROVERE 2ª fase para articular as estratégias em territórios abrangidos por mais que um PROVERE e outras entidades de relevo para a Região.

Estrutura Técnica de Gestão

Estrutura Técnica de Gestão (ETG): órgão executivo responsável pela implementação e gestão executivo correntes da Reformulação da Estratégia de Eficiência Coletiva. Composta por uma equipa dedicada em permanência e em exclusividade à execução da estratégia e plano de ação deste PROVERE 2ª fase:

Coordenação:

Guida Mendes - coordenador@termascentro.pt

Responsável financeiro e administrativo:

Gabriel Jorge - financeiro@termascentro.pt

Responsável Animação:

Cátia Marques - animacao@termascentro.pt



» T: (+351) 232 094 109

» M: Rua da Barroca, n.º 3, 1º andar, 3660-693 Várzea, S. Pedro do Sul

» @: geral@termascentro.pt


Coordenação:

Guida Mendes - coordenador@termascentro.pt

Responsável Financeiro e Administrativo:

Gabriel Jorge - financeiro@termascentro.pt

Responsável Animação:

Cátia Marques - animacao@termascentro.pt

Associação Termas de Portugal: www.termasdeportugal.pt/

Termas do Carvalhal – www.termasdocarvalhal.com/

Termas de Águas – Penamacor – www.cm-penamacor.pt/cmp/index.php/servicos/termas

Termas de Ladeira de Envendos - www.termascentro.pt/pt/termas/distrito-de-santarem/termas-de-ladeira-de-envendos

Termas do Luso – www.termasdeluso.pt/

Termas de Unhais da Serra – www.aquadome.com.pt/

Termas de Alcafache – www.termasdealcafache.pt/

Termas de Vale da Mó – www.cm-anadia.pt/2014-03-17-15-02-17/termas-de-vale-da-mo

Caldas da Felgueira – www.termasdafelgueira.pt/

Termas de Monfortinho – www.termasdemonfortinho.com/

Termas de Longroiva – www.termasdelongroiva.com/

Termas da Curia – www.termasdacuria.com/

Termas de S. Pedro do Sul – www.termas-spsul.com/

Termas de Manteigas – www.inatel.pt/

Termas do Cró – www.termasdocro.com/

Termas de Sangemil – www.termasdesangemil.cm-tondela.pt/

Caldas da Rainha – www.cm-caldas-rainha.pt/

Termas de Almeida – www.cm-almeida.pt/

Termas de Monte Real – www.termasdemontereal.pt/

Centro 2020: www.centro.portugal2020.pt/

Portugal 2020: www.portugal2020.pt/Portal2020

Turismo de Portugal: www.turismodeportugal.pt

Turismo Centro de Portugal: www.turismodocentro.pt/pt/

Município de Almeida: www.cm-almeida.pt/

Município de Idanha-a-Nova: www.cm-idanhanova.pt/

Município de Mêda: www.cm-meda.pt/

Município de Sabugal: www.cm-sabugal.pt/

Município de Castro Daire: www.cm-castrodaire.pt/

Município de Penamacor: www.cm-penamacor.pt/cmp/

Município de Mação: www.cm-macao.pt/

Município da Mealhada: www.cm-mealhada.pt/

Município da Covilhã: www.cm-covilha.pt/

Município de Viseu: www.cm-viseu.pt/

Município de Anadia: www.cm-anadia.pt/

Município de Nelas: www.cm-nelas.pt/

Município de Caldas da Rainha: www.cm-caldas-rainha.pt/

Município de São Pedro do Sul: www.cm-spsul.pt/

Município de Manteigas: www.cm-manteigas.pt/

Município de Óbidos: www.cm-obidos.pt/

Município de Oliveira do Hospital: www.cm-oliveiradohospital.pt/

Município de Soure: www.cm-soure.pt/

Município de Tondela: www.cm-tondela.pt/

CONTACTOS

  • T: (+351) 232 094 109
  • M: Rua da Barroca, n.º 3, 1º andar, 3660-693 Várzea, S. Pedro do Sul
  • @:geral@termascentro.pt
Confinanciamento Termas Centro
Termas Centro